O que significa o aviso “Código Obrigatório” no iPhone ou iPad

Desde o iOS 9.1, existe uma característica específica do sistema que acontece muito raramente, mas que acaba gerando desconforto no uso do aparelho; uma mensagem que solicita a alteração do código de bloqueio do aparelho.

Mesmo parecendo algo completamente incomum (há quem pensa logo em vírus), isto é uma funcionalidade do iOS e os poucos que passam por isso não precisam se preocupar.

Código aviso

Segundo o suporte da Apple, este aviso faz parte do sistema e acontece de vez em quando com alguns usuários. Eles chamam de “Sistema Randômico de Segurança“, no qual o sistema entende que o usuário está há muito tempo com a mesma senha de bloqueio do aparelho e por isso solicita a alteração. Em termos de segurança, o ideal é mudar constantemente a senha, mesmo que isso seja pouco prático para o usuário.

Como o próprio nome diz, ele aparece aleatoriamente para os usuários do iPhone, e há alguns que nunca tenham visto tal mensagem. Assim como há casos em que aparece constantemente. Há relatos de que essa mensagem apareceu também em dispositivos com o Touch ID.

Por isso, se algum dia acontecer com você ou algum conhecido, saiba que esta é apenas mais uma camada de segurança implementada pela Apple. É estranho ser assim tão raro, mas pode acontecer com qualquer um.