Coisas que tu não sabias que o teu iPhone faz.

É notório a gigante utilização que damos aos nosso iPhones durante o dia, porém, à parte disso, existem inúmeras funções neles presente que desconhecemos, e que algumas acabam por se tornar bastante úteis. Algumas dessas funcionalidades estão escondidas nas Definições do iPhone, enquanto outras estão não estão à nossa vista.

Além disso tudo, existe ainda mais algumas coisas que a Siri pode fazer por ti que não sabias. Mas vai descobrir hoje. Maior parte delas estão disponíveis a partir do iOS 8.0, enquanto outras apenas estão disponíveis a partir do iOS 9.0.

 

Então vamos embarcar nesse universo de curiosidades:

 

1- Responda a mensagens sem desbloquear o iPhone

É possível responder a mensagens sem sequer ter que desbloquear o seu iPhone. Quando receber a mensagem, arraste essa notificação para a esquerda e irá visualizar uma opção que diz “Responder”, carregue nela e poderá responder facilmente.

Responder mensagens no iPhone2- Responder rapidamente a mensagens enquanto estiver em outro app

Também é possível responder rapidamente às mensagens se estiver ligado numa aplicação. O processo é relativamente parecido com o anterior, neste caso terá que deslizar a tela para baixo para abrir a central de notificações, e de seguida efetuar o mesmo que efetuou em cima, arrastar a notificação da mensagem para a esquerda, e responder.

 

responder a mensagens rápido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3- Ver qual aplicativo gasta mais bateria

É muito fácil ver quais são as aplicações que lhe consomem mais bateria, para os mais antigos basta ir às Definições do seu iPhone, de seguida clicar em Geral, depois Utilização, e por fim em Utilização de Bateria. Para os que já possuem o iOS 9.0, basta ir às Definições > Geral > Bateria. Um passo extremamente simples.

ver a bateria4- Ver todas as fotos que já recebeu ou enviou por mensagem

Há uma maneira bastante simples de ver todas as fotos que alguém já lhe enviou por mensagem, ou que você já tenha enviado para alguém. Abra a conversa que deseja nas “Mensagens” e pressione o botão “Detalhes”. Desse modo, já estará apto para ver todas as fotos que ja foram trocadas nessa conversa.

Enviar áudio e mensagens de vídeo que se auto-destroem

Não, isto não é só possível nos filmes. O seu iPhone também permite que envie áudio e mensagens de vídeo auto-destrutivas. Vá a Definições > Mensagens e deslize até ao final. Irá ver duas secções, uma para áudio outra para mensagens de vídeo. Aí poderá escolher se deseja que elas expirem em 2 minutos ou nunca.

15- Compartilhar a sua localização via mensagem

Se não souber explicar muito bem onde está, poderá partilhar a sua localização via mensagem. Vá à sua conversa nas Mensagens, aperte o botão “Detalhes”, no topo direito, e carregue na opção “Send my Location”. Algo bastante simples que lhe poderá salvar em diversas ocasiões.

26- Permitir que seus amigos saibam sempre onde você está.

Se deseja que a sua família ou algum dos seus amigos saibam sempre onde você está, basta seguir os passos determinados na dica anterior, mas ao invés de carregar em “Send My Location”, carregue em “Share My Location”. Outra dica bastante simples, e que lhe pode dar um jeito enorme.

37- Não receber o som de mensagens

Você pode mutar o som das notificações das mensagens. Vá às definições da conversa em Mensagens que pretende, e ative a definição “Não incomodar”. Acaba-se assim o barulho quando recebe mensagens!

58- Fça outras tarefas enquanto escreve um e-mail

Se tiver escrevendo um email e pretende fazer outras coisas entretanto, mas não deseja perder o email, basta arrastar para baixo onde diz “Nova mensagem” ou se você já definiu o título da mensagem, arrastar onde tem esse título, e dessa forma irá poder ver os outros emails, quando quiser voltar, basta carregar em cima do email, e continuar a escrever.

89- Encaminhar mensagens de texto para outros contatos

Se alguém lhe enviou um contato e pretende enviá-lo para outra pessoa, ou outra mensagem qualquer, apenas precisa de clicar duas vezes sobre a mensagem que pretende encaminhar, e irá aparecer-lhe as opções “Copiar” e “Mais..”, carregue em “Mais…” e em seguida aperte a seta no canto inferior direito. Escolha o contacto para o qual pretende encaminhar e é tudo! Bastante simples e muito útil!

910- Ativar a Siri mais facilmente

Se você tem o novo iPhone 6s, não é obrigatório que tenha que pressionar o botão “home” para abrir a Siri. Basta dizer “Hey Siri” que ela abrirá automaticamente. Para ativar esta funcionalidade, vá a Definições > Geral > Siri e ative a opção “Hey Siri”.

1011- Faça a Siri ler o conteúdo para você

Sabia que a Siri pode ler o texto em sites, livros, mensagens e outros para você? Esta é uma das funcionalidades menos conhecidas por parte dos usuários Apple, e que no entanto é bastante util. Apenas tem que ir às Definições > Geral > Acessibilidade > Fala > Ative o “Enunciar Seleção” e “Enunciar Conteúdo da tela”.

Agora, sempre que você deslizar para baixo com dois dedos, a Siri vai ditar o conteúdo que estiver na tela.

1112- Ensine a Siri a pronunciar seu nome e de outros

Você pode ensinar a Siri também a pronunciar nomes facilmente. Ligue a Siri, e de seguida peça-lhe para dizer o seu nome, dizendo o comando de voz “Diz o meu nome”, quando ela lhe responder, diga-lhe que não está pronunciando da forma correta, de seguida ela irá lhe perguntar qual é a forma correta de pronunciar e apresentar 3 formas. Escolha a correta, e a Siri irá relembrar para sempre.

1213- Controle o iPhone com o simples movimento de sua cabeça

Sim, é possível controlar o seu iPhone com simples movimentos da sua cabeça. Vá a Definições > Geral > Acessibilidade e vá à secção Interação, aperte a opção “Controle de Manípulos”, deslize até ao fim e carregue em “Gestos”, de seguida em “Criar gesto”, selecione a opção “Camera” e seleciona a opção “Movimento Esquerdo de Cabeça ou “Movimento Direito de Cabeça”, depois escolha uma ação e sempre que fizer esse movimento, essa ação será executada!

1314- veja todos os locais onde já esteve

É possível ver todos os locais onde já esteve presente, pelo menos com o seu iPhone. Vá às Definições > Privacidade > Serviços de Localização > Serviços do Sistema, depois deslize um pouco e carregue em “Locais Frequentes”. Pronto, desta forma está habilitado a ver os sítios onde esteve, através do Histórico.

1415- Economize bateria ao colocar seu iPhone em escala de cinza

Ao retirar as cores do seu iPhone, e apenas colocá-los em cinzentos poderá poupar bateria. É um processo bastante simples, vá até Definições > Geral > Acessibilidade e por fim ative a opção “Cinzentos”. O seu iPhone ficará apenas com cores cinzentas, mas poderá poupar bateria útil.

15

 

16- Mova alguns aplicativos para a parte inferior do iPhone

Se você possui um iPhone 6, ou 6 Plus, poderá mover as aplicações para o fundo da sua tela, que será útil se o estiver a usar apenas com 1 mão. Basta dar 2 toques no Home Button (não pressione no botão, apenas dê dois toques sem pressionar). Assim chegará às suas aplicações sem grande esforço.

1617- Acesse a informação médica de emergência enquanto o iPhone estiver bloqueado

Se você já tiver previamente definido o seu ID Médico na aplicação “Saúde”, você poderá aceder a essa informação sem ter que desbloquear o seu iPhone. Carregue no botão “Emergência” que aparece no teclado quando você vai a desbloquear o seu iPhone e insira o seu passcode.

18- Saiba quem está te ligando mesmo que não estaja em seus contatos

Quantas vezes desejou saber quem lhe está a ligar, quando esse número não está nos contactos? Sim, com o iOS 9.0 é possível saber quem estará a ligar, pois se você já alguma vez enviou um email para essa tal pessoa, e essa pessoa tem o número de telemóvel associado ao email, o iPhone irá dar-lhe uma sugestão de quem aquele número poderá ser.

1919- Peça a Siri para te mostrar apenas determinadas fotos.

Você pode também filtrar as fotos que deseja ver. Imagine que foi de férias para a China, e deseja ver todas as fotos que tirou enquanto esteve lá, pode então pedir à Siri que o faça por si. Diga-lhe algo como “Mostre-me as fotos na China em 2015”, e ela irá filtrá-las! Poupança de tempo!

2020- Use a Siri para te lembrar de determinado e-mail ou mensagem numa certa hora

A Siri também lhe poderá ser útil se for mais distraído, ou simplesmente quiser que ela lhe lembre de algumas tarefas. Basta abrir a Siri quando recebeu a tal notificação, e dizer-lhe o comando “Lembra-me de ler este email” ou “Lembra-me de ler esta mensagem”, e ela assim o fará!

2121- Inicie o aplicativo de música simplesmente ao conectar seus fones.

Uma incrível funcionalidade do iPhone é o reconhecimento do tempo, e das ações que você executa a uma determinada altura do dia. Se por exemplo às 10h da manhã você costuma abrir uma aplicação de música, ao conetar os seus fones nessa altura a aplicação será automaticamente aberta, poupando-lhe tempo.

22- Utilizar o modo de economia de energia

Se a bateria do iPhone não lhe dura um dia, ou pelo menos o tempo que desejaria, então esta pode ser uma boa funcionalidade a ativar. Está é uma função do iOS 9, e para a ativar terá que ir a Definições > Bateria > Ativar a opção “Modo de Baixa Potência”. Pronto, quando a sua bateria estiver reduzida, o iPhone irá automaticamente reduzir a utilização de certas aplicações/funções.