5 Dicas Importantes Para Melhorar o Desempenho de um Mac Lento – Garantido!

Um Mac Lento te deixa irritado? Se sim, você não é o único! Aqui você aprenderá 5 dicas para melhorar o desempenho do seu MacBook!

Não há dúvida de que o MacBook é um excelente computador, pena que as vezes ele tende a ficar lento. Isso fica nítido quando a bendita bolinha colorida insiste em não para de girar.

Se você está passando por isso, sabe do que estou falando.

 

Os principais motivos que deixam seu Mac lento


5 Dicas para melhorar o desempenho de um Mac lento

São muitos os motivos que afetam o desempenho do Mac. Alguns são comuns, e outros nem tanto. Abaixo listo os principais:

  • Armazenamento aplicativos, arquivos e dados desnecessários;

  • Registros e conteúdos de cache

  • Área de trabalho cheia de arquivos

  • HD com excesso de dados

  • Dentre outros….

 

Tudo bem, mas como resolvo meu problema?


mac lento como resolver

A melhor forma de melhorar o desempenho de um Mac Lento é a formatação, mas isso pode afetar sua produtividade, principalmente se você o utiliza no trabalho.

O motivo é que a formatação limpa completamente o HD do computador, preparando-o para uma nova instalação de sistema operacional.

Se você não que ter o trabalho de formatar seu Mac, não tem problema, pois neste artigo você aprenderá 5 formas para melhorar o desempenho do Mac Lento. Vamos lá! : )

 

1. Apague Arquivos e Pastas Desnecessários


Filmagem-com-o-iPhone-O-Guia-Absolutamente-Completo-Grátis3-1024x449

Com certeza, o armazenamento de aplicativos e arquivos desnecessários é uma das causas mais comuns da lentidão do Mac. Isso ocorre porque dependendo da quantidade, o espaço ocupado no HD pode afetar diretamente o processamento do seu Mac.

Veja abaixo 2 formas de liberar espaço no seu Mac Lento:

1. Limpe os arquivos e pastas, exclua o que  você não irá mais utilizar, principalmente aqueles que ficam na pasta “Transferências”. Lembre-se de limpar sua área de trabalho, isso também é muito importante.

mac lento - como resolver

 

2. Navegue até a pasta /Aplicativos e exclua programas que você não irá mais utilizar. Quando localizá-los clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “mover para o Lixo”.

PS. Se ainda assim não resolver, instale o CleanMyMac, que consegue buscar todos os arquivos inúteis que estão ocupando espaço no disco do seu computador! 

 
 
 
 

2. Limpe o Ítens de Inicialização


Filmagem-com-o-iPhone-O-Guia-Absolutamente-Completo-Grátis3-1024x449

No Mac é possível configurar para que ao iniciar o sistema apps que você utiliza com frequência também sejam iniciados. Esse é um recurso fantástico, mas dependendo do hardware utilizado pode ser uma pedra no sapato do usuário. Por isso o recomendado é deixar a inicialização limpa. Para isso vá em Preferências do Sistema > Usuários e Grupos > Ítens de inicialização e limpe a lista.

 
 mac lento - como resolver
 
 

3. Redefina a NVRAM do seu Mac


Mac lento

Partindo para uma ação mais hardcore recomendo a redefinição da NVRAM, que zera o que a Apple chama de “memória de acesso aleatório não volátil”. A NVRAM é responsável por armazenar ajustes do sistema, que podem ser acessados rapidamente por seu Mac.

Para redefinir a NVRAM siga os passos abaixo:

  1. Desligue o Mac.

  2. Localize as seguintes teclas no teclado: Command (⌘), Option, P e R.

  3. Ligue o Mac.

  4. Mantenha as teclas Command + Option + P + R pressionadas imediatamente após ouvir o som de inicialização.

  5. Mantenha essas teclas pressionadas até o computador inicializar e você ouvir o som de inicialização pela segunda vez.

  6. Solte as teclas.

 

mac lento

 

 
 

4. Recorra a Softwares Terceiros


mac lento

Existem vários softwares de limpeza de sistema no mercado, uns pagos e outros gratuitos.

Um app que recomendamos é o CleanMyMac, que além de deixar seu Mac mais rápido, ele ainda limpa todo lixo digital que acumulamos no dia a dia.

5 Dicas Para Melhorar o Desempenho de um Mac Lento

Com ele você pode também pode remover aplicativos e suas pastas ocultas, que afetam diretamente no desempenho do Mac. Outro recurso que gosto muito no CleanMyMac é o monitoramento do sistema.

Também é importante apagar arquivos duplicados… Isso fará toda diferença no uso do seu Mac. Para apagar esses arquivos duplicados eu utilizo o Gemini.

mac lento monolingual supoer apple

5. Verifique Vírus


 

Sabemos que o Mac tem menos probabilidade de pegar um vírus do que o Windows. No entanto, isso não quer dizer que seu Mac não ficará infectado. Existe sim a possibilidade de infecção por vírus ou malware, por isso certifique-se de ter um bom antivírus, pois um Mac infectado tende a ficar lento. Embora o Mac tenha um sistema consideravelmente seguro, ele não é garantido 100%, infelizmente :-/

Outras Opções

Se você fez tudo que sugeri no artigo e ainda assim seu Mac ficou lento, considere soluções mais radicais como:

  • Aumentar a memória

  • Comprar um novo e maior HD

  • Formatar o Mac

Considerações finais

Lembre-se que estas 5 dicas são apenas para tentar melhorar o desempenho de imediato, mas dependendo da situação, podem não corresponder suas expectativas. Nos últimos anos muitas aplicações tem sido desenvolvidas com vários recursos, o que as tem deixado muito pesadas, o que pode ser um problema no caso de Macs mais antigos. Se este for seu caso considere um up-grade de hardware como memória ram e HD, além de uma formatação é claro.

Espero que aproveite as dicas e que seu Mac Lento não fique tão lento assim : )